Casa no CampoTambém chamada de Revolução Farroupilha, esse conflito foi um dos mais longos do país e durou 10 anos, de 1835 a 1845. A camada social que começou com a revolta foram os donos de estâncias responsáveis pela criação de gados na região. Eles buscavam a separação do Brasil, visando os interesses econômicos da classe. Isso ganhava força porque a economia do Rio Grande do Sul era dependente da criação de gado e do charque (carne-seca) para abastecer as cidades da província.

Para os estancieiros, a concorrência com os charques feitos no Uruguai e Argentina era desleal e reclamavam com o Império por causa disso, pois os produtos estrangeiros também eram vendidos no país. O problema é que os impostos que incidiam sobre o chamado charque platino eram menores que os brasileiros e, assim, vendiam mais. Eles não foram atendidos pelo governo central.

No sul, existia o Partido Exaltado, também chamado de Farroupilhas. Eles se juntaram com a classe dominante (estancieiros) e defendiam a liberdade das províncias para administrar e apoiavam o sistema federalista. Outra ideia apoiada por eles era a troca da monarquia pelo regime republicano.

Piratini

Sem nenhuma resposta do Governo, o movimento invadiu a capital, Porto Alegre, sob o comando do líder, Bento Gonçalves. O governo central não conseguiu derrotá-los e, em 1836, foi proclamada a República de Piratini (conhecida também como República Rio-Grandense), elegendo como presidente o próprio Bento Gonçalves. Ele ainda foi preso e enviado para a Bahia, mas conseguiu fugir e retornou à sua província.

Em 1839, o movimento conquistou mais terras com a ajuda de Giuseppe Garibaldo e Davi Canabarro, que fundaram a República Juliana. Um ano depois, Dom Pedro II concedeu anistia a diversos revoltosos; porém, a revolta farroupilha permaneceu ativa e só começou a ser abafada em 1842.

A revolta só acabou em 1845, sob o comando do Barão de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva. Ele combateu as tropas farroupilhas e estabeleceu acordos com as lideranças. No fim ele conversou com Davi Canabarro e a paz foi selada, dando fim à guerra civil. Os participantes receberam a anistia do governo geral.